Home > Artistas > Zé Filho

Zé Filho


O guitarrista Zé Filho, é natural de Recife-PE, mas mora em João Pessoa, capital da Paraíba há muitos anos. Começou estudando violão clássico no conservatório de música da Universidade Federal da Paraíba, e no ano de 1984 passou a tocar guitarra instrumento no qual sempre foi autodidata.

Desenvolve um trabalho na área da música instrumental há quase 15 anos atuando como grande incentivador e divulgador desse estilo representando o Nordeste em todo o país.

Seu trabalho de estréia foi o cd intitulado “Guitar Performance” , lançado em 1997 que obteve uma grande aceitação da crítica nacional.

“Guitarrista de João Pessoa, Paraíba, que lança seu primeiro trabalho em CD. O disco mostra toda versatilidade do músico. Apresenta desenvoltura, tanto em momentos próximos aos fusion no estilo Chick Corea, como na faixa RIO 89, passando por frases mais próximas ao rock pesado, vide “Normandia”, e climas introspectivos como em “Só”.

Zé Filho imprime, durante todo o trabalho, sua pegada firme e desenvoltura técnica bem aos moldes de guitarristas de sua geração, lembrando as frases de Joe Satriani e Steve Vai.

Um dos pontos altos do disco é a versão de ZF para um medley de “Asa Branca”(de Luís Gonzaga) e “O Ovo” de Hermeto Pascoal. Provando mais uma vez que guitarras virtuoses e música regional nordestina resultam numa fusão extraordinária, visto pela própria tradição de grandes guitarristas nordestinos como Robertinho do Recife e Armandinho, entre outros.

Segundo o próprio Frank Solari, o trabalho de ZF é um disco para amantes da música em geral.” Márcio Okayama – Revista Guitar – Junho/1997 Em 1999 tocou como músico convidado do grupo Jaguaribe e Carne no Festival de Jazz de Montreux e em 2001 tocou no Rock In Rio 3 com a banda de pop rock INSIGHT em show realizado na Tenda Brasil, no primeiro sábado do festival . Ainda em 2001 lançou seu segundo cd instrumental intitulado “Q_OUT” que também obteve um excelente respaldo tanto de público como da mídia em geral

“Zé Filho é um músico talentoso, cheio de paixão pela guitarra e que sabe usar a técnica em nome da boa música. É o que revela o CD instrumental Q_OUT, o segundo disco solo de Zé Filho. O guitarrista apresenta seu próprio trabalho após ter passeado com seu instrumento pelos mais diversos estilos musicais durante sua formação e carreira, do violão erudito ao rock, blues, MPB e jazz. Em Q_OUT Zé Filho apresenta nove composições próprias com destaque especial para os seus belos solos. A linguagem do fusion predomina, mas cada faixa tem sua identidade própria , indo rock instrumental estilo Satriani e Vai a baião e blues, passando por bonitas baladas. “Gosto do fusion mais para rock e blues e funk do que para o jazz.” diz Zé Filho. Gosto muito de Scott Henderson, mas os que mais me influenciaram foram Victor Biglione e Ricardo Silveira que fazem coisas mais melodiosas em vez de tocar mil notas por segundo ou sair da escala duzentas vezes por compasso.” VERA KIKUT (Guitar Player DEZ/2001)

Em 2002, relança o primeiro cd, remasterizado, com novo material gráfico (capa, etc) e com 4 faixas bônus gravadas ao vivo num pocket show realizado no SG Studio em João Pessoa-PB.