Home > Artistas > Tó Brandileone

Tó Brandileone


Tó Brandileone nasceu e cresceu na cidade de São Paulo. Hoje, aos 23 anos de idade, já tem um disco lançado [Tó Brandileone/2008], está finalizando o segundo [Feliz pra Cachorro/2010] e pré produzindo o terceiro [A grama do vizinho] – que tem previsão de lançamento para 2011. Desde 2006 Tó transita entre suas canções, composição de trilhas originais para cinema e teatro, turnês internacionais, produção e direção musical de inúmeros projetos.

Em 2009 participou como violonista da turnê européia da cantora Giana Viscardi. Em 2010 fez sua segunda turnê pela Polônia passando pelas principais cidades e casas de show do país e tocando uma amostra da nova geração da canção brasileira. “Tenho um carinho muito grande pela Polônia, pelo povo polonês e pelos amigos que fiz. A minha música é muito bem recebida por lá”.
Atualmente, Tó integra o projeto 5 a seco – ao lado de mais 4 jovens compositores – que tem se apresentado em São Paulo com grande aceitação do público e da crítica. Nesse projeto, que tem por objetivo a experimentação de repertório e a exploração de uma postura cênica das canções, Tó se revela um músico polivalente e versátil tocando diversos instrumentos [piano, percussão, acordeon, clarinete e baixo], além de ser responsável por parte dos arranjos do espetáculo. “O intuito nesse show não é me mostrar um multi instrumentista, um virtuoso, mas realçar a teatralidade das canções, jogar com as sensações da platéia.”

Apesar de jovem, Tó traz na bagagem muitas experiências vividas ao lado de artístas consagrados da nossa música como Ivan Lins, Chico Cesar, Lenine, Vicente Barreto e Celso Viáfora. Desses encontros nasceram algumas parecerias e muita história boa pra contar. Desde o lançamento do seu primeiro CD, Tó já teve a honra de se apresentar e gravar com grandes nomes da cena instrumental brasileira como: Toninho Ferraguitti [acordeon], Ulisses Rocha [violão], André Mehmari [piano], Serginho Carvalho [baixo], Marcelo Mariano [baixo], Edu Ribeiro [bateria], Caíto Marcondes [percussão] e Quinteto da Paraíba [quinteto de cordas]. Suas canções também podem ser ouvidas nas vozes de Tatiana Parra, Joana Duah, Graça Cunha, Pedro Mariano, Luiza Possi, Thais Bonizzi e Dani Gurgel. Entre seus próximos projetos estão a gravação de seu terceiro CD, a produção do segundo disco de ..Vinicius Calderoni.. e a gravação do DVD do projeto ..5 a seco.., previsto para junho de 2010.