Home > Artistas > Rene Matela

Rene Matela


Guitarrista, autodidata e integrante da banda King Of Bones.

O guitarrista Rene Matela nasceu em São Paulo, no dia 21 de janeiro de 1988. Cresceu sob influência musical do pai que ouvia KISS, AC/DC, Pink Floyd, Black Sabbath, YES, Rush e outros clássicos.
Além do rock internacional, o repertório de sua playlist incluía músicas nacionais dos anos 70 como João Gilberto e Alceu Valença, que o fez descobrir desde cedo o gosto por instrumentos de corda por conta de seus fraseados mais típicos de música brasileira.

Aos 11 anos ganhou um violão, e mesmo sem condições de pagar por aulas, começou a arriscar seus primeiros acordes. O jovem canhoto e autodidata¬, conseguiu exercer a prática da reprodução de notas e algumas frases pequenas apenas ouvindo as músicas.
Foi então que se focou em melhorar sua audição e percepção musical, pois sentia mais necessidade em se expressar através da música do que a sua técnica em si. Nessa época, se dedicou a sonoridades puxadas aos Bluesy, com artistas como Joe Perry, Slash, Jimmy Page, Stevie Ray Vaughan e Jimi Hendrix.

Já com sua primeira guitarra, assistiu a um vídeo do Eddie Van Halen em um show de 1984. Não teve dúvidas: nasceu para estar no palco! Montou sua primeira banda, chamada “Black Dog”, onde teve a oportunidade de fazer sua estreia em um palco, tocando covers dos anos 70 e 80. A experiência rendeu o início de vários rascunhos de composições que mais tarde seriam utilizados.

Passou também pela banda “Libros Adire”, com som próprio alternativo. Conseguiu praticar composição, percepção, harmonia e construção melódica, o que abriu seu leque de referências e produção de maneira significativa.

Com o amadurecimento musical, chegou a hora de formar sua própria banda com composições autorais. Encontrou integrantes que carregam a mesma paixão pela música, e foi então que em 2010 surgia a banda King Of Bones.

Com os rascunhos da Black Dog, Rene Matela (guitarra), Júlio Federici (vocal), Renato Nassif (bateria) e Rafael Vitor (baixo) iniciaram as composições do álbum “We Are The Law”, lançado em 2012. O CD foi gravado no Norcal Estúdio, comandado por Brendan Duffey e co-dirigido por Adriano Daga.

Durante as gravações, a KOB teve contato com grandes nomes do meio musical como Angra, André Matos, Torture Squad, Sepultura, WikiMetal Music, RoadRunner Records e Frontiers Records.

Rene Matela com a King Of Bones foi convidado para a abertura integral do CD “The Turn Off The Lights”, de André Matos. A tour rodou de norte a sul do Brasil dando notoriedade a banda de som próprio durante todo o ano de 2013.
Atualmente o guitarrista se dedica a pré-produção do segundo CD da banda King Of Bones.