Home > Artistas > Rafael Nery

Rafael Nery


Rafael nasceu em Caieiras (São Paulo) no dia 29 de março de 1988 e decidiu começar a tocar guitarra após ser influenciado por bandas de Hard Rock e Heavy Metal aos 13 anos.

Após entrar em contato com a música de guitarristas virtuosos como Yngwie Malmsteen, Kiko Loureiro, Paul Gilbert e etc, decidiu estudar seriamente e começou a ter aulas com Marco Colonna (Cover Guitarra) que introduziu os primeiros conceitos da parte teórica à Rafael.
Devido a grande influência de Iron Maiden, ele e seus amigos decidiram montar um Iron Maiden Cover chamado Sea of Madness que tocou pela primeira vez ao vivo em 29 de março, em outras palavras no aniversário de 15 anos de Rafael.

Após sair do colégio começa a estudar no conservatório Souza Lima que é uma das escolas mais respeitadas da América do Sul, lá ele estudou com vários professores que definitivamente
ajudaram-no em seu desenvolvimento musical. Teve aulas com Vandré Nascimento e Márcio Alvez quem o ensinaria alguns conceitos básicos de música Country um ano mais tarde.

Este período foi muito importante para entrar em contato com idéias diferentes e diferentes estilos. O assunto que mais lhe chamou atenção foi a aula de harmonia tradicional com Ciro Visconti (Diafanes) que, não só introduziu á Rafael um mundo completamente novo de possibilidades, como também, e ainda mais importante, os conceitos vindos de Arnold Schoenberg.

Depois de algum tempo trabalhando com aulas de música (Desde 2003) e estudando assuntos como canto com Camila Senne e Piano com Régis Gomide, Rafael foi convidado a tocar no Workshow dos irmãos Mariutti em 26 de agosto de 2006 em Poços de Caldas – Minas Gerais. Rafael realizou a abertura tocando três músicas (veja os vídeos na seção multimedia), ele também ganhou excelentes comentários de todos naquela noite incluindo os Irmãos Mariutti (Ex-Shaaman, André Matos). Depois deste acontecimento Rafael começa a endorsar Avs Bags (www.avsbags.com.br).

Em 2007, decidiu a começar seu curso superior de música com o enfoque na área de Composição e Regência na faculdade de música Carlos Gomes que fez com que o contato com a música clássica e diferentes conceitos seja ainda maior. No mesmo momento desenvolveu toda a idéia do site Guitar Clinic que atualmente vem sendo visto por mais de 90 países sendo referência a todos aqueles que desejam estudar guitarra online. O site ainda conta com entrevistas com alguns dos maiores nomes do mercado musical como: Vernon Neilly, Chris Dale, Eric Martin, Richie Kotzen, Greg Howe, Kiko Loureiro, Rafael Bittencourt, André Matos Band, Wander Taffo, Ciro Visconti, André Martins e muitos outros.

Para sua boa surpresa durante a entrevista da banda de André Matos para seu site, Luis Mariutti elogiou Rafael e incentivou todos a ouvirem seu trabalho. Conseguiu também boas respostas de músicos renomados como Eric Martin, Chris Dale, Tomati, Vernon Neilly, Kiko Loureiro, Wander Taffo entre outros.

No final de 2008 , Rafael começa a transcrever para a renomada revista Cover Guitarra (www.coverguitarra.com.br). Até o presente momento, Rafael tem transcrito o repertório de artistas como: Paul Gilbert, Greg Howe, Richie Kotzen, Creedence Clearwater Revival, Bon Jovi, Racer X e etc.

No dia 18 de dezembro de 2008 , Rafael lançou seu single intitulado “Don’t leave me tonight” (Faça o download gratuito na seção discografia) que foi gravado e mixado no estúdio Brainless Brothers por Fábio Ribeiro (André Matos) que também foi responsável pelos teclados adicionais. O single foi incluído posteriormente em duas coletâneas: Black Records and very special Friends: Vol 1 (2009) e Rock 4 Life que deve ser lançada em 2010 e tem como objetivo ajudar a fundação PSC Partners Seeking a Cure (http://www.pscpartners.org).

Para comemorar o lançamento de seu single, A empresa Sérgio Rosar Pickups (www.sergiorosar.com) lançou o modelo signature de Rafael intitulado RN-1 em janeiro de 2009. Uma promoção foi lançada e diversos guitarristas de todo o Brasil disputaram o modelo do captador, uma entrevista no Guitar Clinic e um Bag super luxo de guitarra. Para conferir estes vídeos, basta fazer uma busca no you tube com: Rafael Nery – Don’t leave me tonight.
Em 2009, Rafael retoma suas aulas de canto com Camila Senne e recebe o título de professor licenciado em música pela faculdade Carlos Gomes, já que ele decidiu mudar o foco de seu curso devido sua atividade como professor. Neste meio tempo, Rafael participou da banda Vulcani, mas devido a estar envolvido em muitos projetos ao mesmo tempo, teve de deixar a banda logo em seguida.

Ainda em 2009, Rafael foi escolhido entre guitarristas de todo mundo para participar da final online do concurso Guitar Idol junto com outros 120 guitarristas.
No dia 29 de julho de 2009, Rafael Nery juntamente a Rafael Bianzeno lançaram o Ep instrumental chamado Web Experience que surgiu de uma parceria pela internet (Faça o download gratuito na seção discografia). O álbum foi mixado e masterizado por Dennis Pombo e conseguiu uma boa resposta de músicos renomados assim como fãs da guitarra virtuosa instrumental.

Em janeiro de 2010 , Rafael lança seu primeiro álbum intitulado Say a Word pela gravadora Black Records. O álbum traz versões acústicas de suas músicas e foi interiramente gravado e produzido por ele mesmo no segundo semestre de 2009, com a mixagem e masterização de Dennis Pombo.