Home > Artistas > JR Tostoi

JR Tostoi


JR Tostoi é produtor, guitarrista e compositor carioca e coleciona prêmios e admiração.
Entre suas conquistas está o Prêmio de Música Brasileira, em 2009, na categoria “melhor álbum pop rock do ano” com o trabalho “Labiata”, de Lenine. A parceria com o cantor e compositor pernambucano existe há dezesseis anos com arranjos, timbres inusitados na guitarra, baixo, programação e dubs.

Outros trabalhos com Lenine também ganharam destaque: produziu a faixa “Relampiando”, do disco “Falange Canibal”, que ganhou o Grammy Latino de “melhor álbum pop contemporâneo”, e cinco anos depois, em 2007, produziu a trilha sonora do espetáculo “Breu”, do Grupo Corpo. Produziu a música tema da novela da Rede Globo “Passione”, composta e interpretada por Lenine, e também o disco “Chão”, indicado ao Grammy Latino na categoria de engenharia sonora. No cinema, Tostoi assina a trilha sonora original de “Angeli 24 horas”, curta- metragem de Beth Formaggini sobre o famoso cartunista paulista. Este trabalho rendeu vários prêmios como o de trilha sonora no Festival de Cinema
CINEMATO, Recine, Festival do Júri Popular no Rio de Janeiro.

A maioria de suas produções é pensada e gravada em seu estúdio-ateliê, Ministereo, localizado no Jardim Botânico, Rio de Janeiro/RJ. É lá que Tostoi e Rodrigo Campello – instrumentista, arranjador, compositor e produtor musical - produzem artistas, gravam e compõem trilhas sonoras para cinema. O Ministereo produziu, por exemplo, o primeiro álbum solo de Pedro Luis, “Tempo de Menino”, e assinam o CD de Isabella Taviani, o elogiado “Mas Meu Coração Não Quer Continuar Batendo Devagar”, de 2009.

Ao longo de sua carreira, Tostoi tocou e produziu trabalhos com grandes nome da música brasileira, como Caetano Veloso, José Miguel Wisnick, Pedro Luis e a Parede, Lobão, Roberta Sá, Jards Macalé, Wander Wildner, Ana Carolina, Katia B, Lula Queiroga, Tom Bloch, Fernanda Abreu, Marcelo Bonfá e Leila Pinheiro, entre outros artistas.

Produziu o primeiro CD da compositora, tecladista e cantora Cléo Boechat, o cantor e compositor Brunno Monteiro, a banda Suricato, o cantor Pedro Verissimo, o segundo CD de Thiago Amud, produziu e mixou o novo CD do Cascabulho, assinou a mixagem do novo CD da cantora Raquel Coutinho.

Junto ao músico Marcello H., JR integra o Vulgue Tostoi, icônica banda carioca de rock eletrônico, que depois do álbum de estreia, “Impaciência”, lança seu segundo CD, “Sistema Delirante Amplo e Defasado e Amplo da Realidade” ou “II”. O Vulgue Tostoi assina a trilha sonora da peça Trágica3, dirigida por Guilherme Leme e a trilha do
programa “De Cara Limpa” exibido no canal Multishow.

Atualmente, Tostoi está gravando seu projeto “Solo Social- Vol I”, com participação de André Abujamra (Karnak, Mulheres Negras) entre outros. Assina a produção do novo álbum da banda gaúcha Nenhum de Nós. Destaque para o recém lançado ‘Carbono’, outra parceria com o Lenine e Bruno Giorgi, o disco está entre os mais elogiados de 2015.

Entre outras coisas, Jr Tostoi continua na estrada com Lenine e à todo vapor em seu estúdio-ateliê – recentemente entrou em estúdio com os cariocas Picassos Falsos e a cantora Larissa Luz.