Home > Artistas > Edu Letti

Edu Letti


Sensibilidade, versatilidade e muito profissionalismo. Assim Edu Letti é amplamente conhecido entre músicos, produtores e todos que cercam o universo da música. Sobre a forte influência do Blues, do Jazz e de muita Música Brasileira, Letti tem construído, à base de muita dedicação e talento, uma carreira muito consistente. Não é a toa que hoje ele figura entre os principais guitarristas do país.

Sua história musical começa em Los Angeles, Califórnia, onde se graduou pelo G.I.T. Musicians Institute em 1996. Foi lá que Edu desenvolveu uma linguagem mais jazzística, freqüentando as aulas de mestres como Joe Diorio, Ron Erchette, Sid Jacobs e Scott Henderson.

Depois da teoria e muita prática, o guitarrista caiu na estrada internacional excursionando com a cantora Miroslava Mendonça e passando por lugares como Cidade do México e Cancun. Tocou também em casas conceituadas como o Hard Rock Café (México) e Sta Mônica Café (Los Angeles).

Em 97 voltou para o Brasil e começou a lecionar no Conservatório Souza Lima e no ano seguinte, passou a integrar também o corpo de professores do IG&T (Instituto de Guitarra e Tecnologia) onde ambos, leciona atualmente. Edu Letti é conhecido por ser um professor bastante didático e por estabelecer uma relação de parceria com seus alunos.

No Brasil, já passou por casas de prestígio como Bourbon Street, Café Parati, Ao Vivo, Teta Jazz Bar, All of Jazz, Villagio Café, Jazz nos Fundos entre muitas outras. Além disso, já rodou pelos grandes festivais de Jazz e música popular do país como o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, Guitar Player Festival, Jambalaya Jazz Festival, Jack Modern Jazz Session, FLIP (Festival Literário Internacional de Parati), Festival de Ibiapaba entre outros.

Em 2004 Edu lançou seu primeiro disco, intitulado “Sete Fontes”, gravado de maneira totalmente independente e distribuído pela Tratore para todo o Brasil. O cd foi gravado com os músicos Thiago do Espírito Santo no baixo, Alex Buck na bateria e Sandro Haick no piano. As participações especiais de Oswaldinho do Acordeon, Euclides Marquês ao violão e Michel Leme na guitarra completam o trabalho que inicia sua carreira solo.

Com relação à imprensa, o guitarrista é presença certa nos veículos especializados como as revistas Cover Guitar e Guitar Player. Nas emissoras de TV, Globo e Record, participou dos programas “Sai de Baixo” (1999) e “Sem Limites para Amar” – com Fábio Jr. – (2001), respectivamente.

Atualmente Edu Letti integra a banda de Oswaldinho do Acordeon onde toca nos principais eventos de Festas de São João, no circuito do SESC e Virada Cultural.

Em 2009 lançou um Vídeo Aula “Introdução ao Chord Melody” pela Editora EM&T e em setembro de 2010 lançou seu segundo cd, intitulado “Passo a Passo” que conta com a participação de Thiago espírito Santo, Sandro Haick, Filó Machado, Oswaldinho do Acordeon, Amon Lima e Cássio Ferreira.

Além disso, segue firme na sua carreira solo, tocando nas casas de shows mais populares de São Paulo e ministrando cursos e workshops por todo o país.