Home > Artistas > Carlos Maranhão

Carlos Maranhão


Maranhão é formado em Português/Grego pela UFF, mas atua como professor de guitarra e violão há 15 anos e ministra suas aulas no Conservatório de Música de Niterói – RJ. Também é músico e produtor musical, ele que assina a co-produção de seu primeiro CD. Iniciou sua carreira aos 19 anos, quando resolveu se dedicar integralmente à música, tanto que estudava uma média de 12 horas diárias durante dois anos seguidos. Aos 22 anos, foi estudar Harmonia funcional e guitarra Jazz para ampliar seus horizontes musicais.

Montou uma banda chamada ESDRAS, com quem gravou um Cd intitulado Quem tem ouvidos, ouça. A banda Esdras tocou em vários lugares, como São Paulo, interior do Rio de Janeiro e outros. Destaca-se o evento Marcha pra Jesus, 2001, na Apoteose (RJ). Com esse ministério, Maranhão ia aos poucos se tornando conhecido pela sua forma de tocar, versátil e eclética.

Em 2002 se junta ao baixista Francisco Falcon, www.fransicofalcon.com.br e ao baterista André Geléia e montam uma banda de RUSH cover. Com essa banda tocaram em diversos lugares e chegaram a participar de um festival de bandas, no qual o Maranhão foi eleito o melhor guitarrista. Esse festival foi realizado Pelo antigo Estúdio Arte e pelo extinto bar Acorde FM. No Jure pessoas de peso como o produtor Mairton Bahia, Cássio Tucunduva entre outros.

Com esse tempo de carreira, lhe faltava algo que expressasse a sua forma de tocar e conduzir a guitarra. No mês de Julho de 2006, Maranhão finaliza a gravação do seu primeiro CD instrumental TRÊS EIXOS, todas composições de sua autoria numa fusão de vários estilos, como o rock, o jazz e até o samba. O álbum conta com as participações de André Brito na bateria e Rafael de Assis no Baixo, ambos professores do conservatório onde Maranhão leciona. Bênlio Bussinguer assinou os teclados e Rodolfo de Assis, a bateria da música Nikit.

O CD recebeu críticas de revistas especializadas como a Guitar Player ” …O guitarrista carioca explora técnica, versatilidade e bom gosto nas dez faixas, todas de sua autoria…” e Cover Guitar “…Maranhão é um guitarrista que busca a pluralidade e é corajoso suficiente para se testar a todo custo…” . No ano de 2008 fez o lançamento oficial do CD no Teatro Municipal de Niterói.

Em Julho de 2008 Maranhão fecha o patrocínio com a maior marca fábrica de instrumentos musicais do Brasil a TAGIMA , a qual endorsa os melhores músicos do Brasil como Arthur Maia, Kiko Loureiro, Juninho Afram, Edu Ardanuy, entre outros, também nesse mesmo mês lança seu CD no Teatro Municipal de Niterói, acompanhado com sua banda.

Em setembro de 2008 vai para São Paulo Participar pela primeira vez como músico endorsado da EXPOMUSIC, pois até então tinha ido como visitante. O músico tocou no stand da Tagima e em outro stands da maior feira de música da América Latina.

Em 2009 o músico fecha novas parcerias, com a SPARFLEX CABOS, e com a SOLEZ E GROOVE que fabrica cordas. O guitarrista pretende divulgar mais o CD 3EIXOS e conta com a ajuda de dois exelentes músicos e amigos, o baixista Jorge Mathias e o baterista André Geléia, com essa Gig Maranhão tem realizado Shows e Workshops pelo Rio de Janeiro e Brasil.

Agora em 2010 o músico lança sua primeira video aula, que é uma pequena parte de sua didática exercida nas aulas e fecha nova parceria, dessa vez com a marca de amplificadores SNAKE.

Neste ano de 2011 o músico acaba de gravar seu segundo Cd, que contém oitos músicas sendo que três delas são releituras de músicas do seu primeiro Album. O disco foi gravado no QG Estúdio, do renomado baixista Arthur Maia, que participou de uma faixa.