Home > Artistas > Biek Yohaitus

Biek Yohaitus


email: biek@hevilan.com
site: www.biek.com.br

5 discos preferidos atualmente:
1. Far Beynd Driven – Pantera
2. Heaven and Hell – Black Sabbath
3. Seven Son of Seven Son – Iron Maiden
4. Metropolis Part II: Scenes of a Memory – Dream Theater
5. Dead Heart in a Dead World - Nevermore

Influências:
1. Gezzer Butler (Black Sabbath)
2. John Myung (Dream Theater)
3. Ian Hill (Judas Priest)

Músicos Prediletos:
1. Ronnie James Dio (Rainbow, Black Sabbath, Dio)
2. Gezzer Butler (Black Sabbath)
3. Dimebag Darrel (Pantera)

Biek Yohaitus começou seu ensino musical aos 11 anos no piano por influência de sua mãe Elizabeth, pianista profissional. Ainda passou pela bateria e violão antes do contra-baixo, instrumento que começou a se dedicar somente aos 20 anos. Nesse período da vida se dedicou imensamente ao estudo técnico do instrumento, com ênfase às técnicas do Pizzicato e Tapping.

Em 2002, lançou seu primeiro trabalho autoral: “Sin After Sin” com o Sinrise. Na mesma época passou a trabalhar como transcripter da revista Cover Baixo.
Em 3 anos de trabalho na revista, fez 42 transcrições, sempre com enfoque principal no Heavy Metal. Foram transcritas desde clássicos do metal como “Breakin the Law” (Judas Priest) até a épica música “Metropolis”, do Dream Theater, passando por outras bandas como Symphony X, Nevermore, Megadeth, etc...

Tendo estudado com os grandes mestres do contra-baixo nacional e com a parte técnica do instrumento bem desenvolvida, Biek sentiu a necessidade de estudar mais a fundo a música como um todo. Ingressou na Faculdade de Artes Alcântara Machado (UniFaam) no curso de Composição.

Durante 5 anos de faculdade e estudo extra de caráter filosófico e histórico, pode compreender as ligações intrínsecas que fazem a composição musical transcender as notas. Ligações semânticas presentes entre a dialética literária, filosófica e musical. Assim novas idéias composicionais tomaram forma.
Agora, era possível compor não apenas para os instrumentos que estudara, comuns em uma banda de Rock, mas também para corais, quarteto de cordas ou até mesmo uma grande orquestra.
O Hevilan já havia lançado o “Blinded Faith” e excursionava pelo país quando músicas como “End of Time” e “Son of Messiah” foram compostas. Além de escrever a partituras de todos os instrumentos da banda, Biek também escreveu os corais e mais tarde o quarteto de cordas de “Loneliness”.
Com a regência em estúdio dos corais e quarteto de cordas, fechava-se o ciclo de composição, arranjo, execução e regência das músicas do disco “The End Of Time”.

Obviamente que todos os solos de guitarra foram criadas por Johnny Moraes, guitarrista do Hevilan, que também deu refinamento às bases com uma execução impecável. Alex Pasqualle, interprete das letras de Biek desde o Sinrise, sempre alterou para melhor as linhas de voz principal e construiu ótimos backing vocals. Mas as músicas sempre chegaram para a banda totalmente prontas, na sua forma e escrita (tudo com partitura para ambos).

Com tudo isso escrito, nada mais natural do que a preparação do “The End of Time Bass Book”, um livro com todas as partituras de baixo de todas as músicas do álbum e ainda com extras como comentário cada música, partituras dos corais e o quarteto de cordas em Loneliness. Esse material deve ser lançado até o fim de 2013.
Atualmente, além de finalizar o seu primeiro “Bass Book”, Biek Yohaitus leciona na Escola Melodia em São José dos Campos/SP, excursiona para a divulgação do “The End of Time” e já compõe o material para o próximo disco do Hevilan.

Discografia:
- Sin After Sin (2002) - Sinrise
- Blinded Faith (2006) - Hevilan
- End of Time (2013) - Hevilan